quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Reconstruções - Luz Marina

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

Fonte:CEDIPOD
Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundado em 1990 por Rui Bianchi do Nascimento a partir da constatação da falta de uma entidade especializada na coleta, organização e divulgação de informações sobre pessoas com deficiência.

A proposta de trabalho do Cedipod está voltada para a criação de material informativo para as entidades de pessoas com deficiência e para a sociedade.

http://www.cedipod.org.br/cedipod.htm

 
Uma homenagem e reconhecimento. Apoiemos esta luta -


DEFICIENTE
de MARIO QUINTANA

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus."

2 comentários:

  1. Que te puedo decir mi querida guerrera: deficiencia para la sociedad..para mi tu servidora son personas que nos manda dios para tener conciencia de lo primordial que es tener salud...y con ello o hablo de salud fisica sino mental...que importa si estas ciego ,manco cojo,,etc ..si lo bello lo llevas en tu esencia tu pensamiento ..conoci a una senora ciega ...que lleva asi 22 anos..pero dice que agradece a dios esto porque ahora como esta el undo tan ruin y con violencia..no lo ve ni oye noticias ella tiene 65 anos y la vez ,,una mujer llena de luz ,,cantando ,,bien arreglada,en lo personal ...maravillosa .ella vive sola y hace todo ..y me dice mis amigas las que ven me preguntan como le haces...ella muy linda contesta me dejo en manos de dios..me levanto y me acuesto a oscuras...pero no tengo miedo mi dios esta aqui conmigo y a donde quiera que voy...la conoci en un lugar de fisioterapia..yo pense que iba ella ala terapia y no acompanaba a su hija de 50 anos ..que se habia lastimado un brazo por jugar tenis..ahi de la terapia iban a irse ala playa ...y ella estaba con ropa de playa..vestida de amarillo y un sombrero blanco hermoso...ella con sus unas de pies y manos bien arregladas ..para disfrutar de la arena del sol ,,de la brisa del mar,,eschuchar las olas le relaja mucho dice..tengo mi casa llena de flores..porque es un cheiro divino que percibo al levantarme y al acostarme.....me dio mucha paz conversar con ella si hija ..me dice como te llamas y yo katia jaime de guadalajara mexico ..me dice mi madre nuenca habia platicado tanto con alguien que no conoce..y yo solo me rei y su madre tambien ..su esposo la dejo hace dos anos pero dice que esta feliz...ahora solita..porque le gusta mucho la salsa el merengue ..se pone a bailar mientras hace el aseo ..igual que yo cuando limpio me casa con amor y singurar alegria...besos la tapatia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luz Marina,

    Luta apoiada! Fico feliz em saber que movimentos existem para a melhoria da vida de quem porta uma deficiencia.

    Aqui em Madrid, estamos passando por reformas nas rua e calçadas principais da cidade. Estes dias fomos caminhando pela rua, nós quatro e as criaças nos chamaram a atençao para os sinais e texturas desenhadas nas calçadas, para os cegos (texturas de bolinhas no chao para avisar que a calçada acaba e começa a rua; listas para avisar que aqui tem um ponto de onibus). O semaforo aberto apita, e apita mais rapido quando acaba de abrir, e mais devagar quando falta pouco para fechar....

    Para atravessar a rua, as calçadas se rebaixam , fazendo uma rampa suave, para facilitar a subida da cadeira de rodas...

    E estas foram somente algumas das coisas que pudemos observar nas novas ruas de Madrid!

    Desta maneira se promove a independencia dos que portam alguns tipos de deficiencias e com toda a certeza é uma luta que vale a pena!

    Parabéns novamente pelo seu trabalho.

    Um abraço, Thalita. desde Madrid - Espanha

    ResponderExcluir