domingo, 19 de maio de 2013

DEPRESSÃO: O GRITO SILENCIOSO DA ALMA






"Não tenho tempo pra mais nada, 
ser feliz me consome muito"
Clarice Lispector





 

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo. A depressão afeta hoje 350 milhões de pessoas, sendo esta uma doença que afeta mais do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. A OMS aponta também que a depressão será no futuro a doença que mais custos econômicos e sociais gerará. A depressão ainda é a primeira causa de incapacitação ao longo da vida.

Pesquisas realizadas com 12 mil brasileiros revela que 10% dos adultos apresentam sintomas de depressão. Porém, somente 28% receberam diagnóstico e apenas 15% utilizam medicações para controle da doença. Alguns outros dados estatísticos mostram que a Depressão afeta de 15% a 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens. Aproximadamente 2/3 das pessoas com Depressão não fazem tratamento e, entre os pacientes que procuram o clínico geral, apenas 50% são diagnosticados corretamente. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receber o tratamento correto. A maioria dos indivíduos, no entanto, busca auxílio médico somente para tratar os primeiros sintomas da síndrome ou as recaídas.

Embora a Depressão possa afetar as pessoas em qualquer fase da vida, há uma alta incidência nas idades médias. Atualmente há um significativo aumento de Episódios Depressivos durante a adolescência e início da vida adulta. Segundo o site da Psiqweb a maioria dos pacientes deprimidos que não é tratada irá tentar suicídio pelo menos uma vez e 17% deles conseguem se matar. Com o tratamento correto, 70% a 90% dos pacientes recuperam-se da Depressão. A doença pode surgir a qualquer idade, ainda que os sintomas apareçam mais freqüentemente entre os 20 e 50 anos.

A Depressão é, essencialmente, uma doença que se manifesta por Episódios Depressivos recorrentes e cada episódio geralmente dura de alguns meses a alguns anos, com um período normal entre eles. Em cerca de 20% dos casos, porém, a Depressão segue um curso crônico e sem remissão, ou seja, continuamente (OMS), especialmente quando não há tratamento adequado disponível. O vídeo educativo producido pela Organização Mundial da Saúde -OMS-, explica de maneira simples e muito didática a Depressão. Uma simbólica reflexão da origem, processo e tratamento da depressão.

Tomo as palavras de Clarice Lispector: "Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito", como o grito silencioso emitido na prática clínica, grito silencioso de tristeza, de angustia e de vazio que se fundem na alma do paciente depressivo.

As palavras do médico Shekhar Saxena do Departamento de Saúde Mental da OMS:
"A depressão é uma doença como qualquer outra doença física, e as pessoas têm o direito de ser aconselhadas e receber o mesmo cuidado médico que é dado no caso de qualquer outra doença",  indicam que o grito começou a ser escutado e há uma necessidade de implementar políticas públicas adequadas.  que assim seja!!!


Achei no You Tube o video legendado em português..
http://www.youtube.com/watch?v=dFKsN9J0hTM
            




Outras fontes e Informações:
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=56

http://www.oswaldocruz.com/index.php?Itemid=5&catid=7:noticias&id=56:depressao-sera-a-doenca-mais-comum-do-mundo-em-2030-diz-oms&option=com_content&view=article

4 comentários:

  1. Oi Luz Marina, finalmente achei VOCÊ!!!
    Quero muito te reencontrar, não tenho os novos contatos, qual email? cel?. Me escreve por favor; martaklag@uol.com.br
    beijos contentes por te achar, Marta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta..agora eu te achei rsrs, meus dados atuais
      contextocorporal@yahoo.com
      Abraços

      Excluir
  2. Oi querida!!!
    Finalmente , eu também achei vc!!!!
    Caramba! quanto tempo , sinto muuuuuuuuuuuuuuitas saudades de minha amiga .
    Não consigo abrir seu blog no meu trabalho . Mas, valeu ! só assim fico sabendo notícias suas.
    Espero teu retorno.
    Um grande beijo pra vc!
    Angela

    ResponderExcluir